Primeira “Passeata Raulseixista” de Mauá vira documentário
Realizada no Dia de Finados do ano passado, a primeira edição da “Passeata Raulseixista” em Mauá acabou não sendo apenas uma forma de fãs do músico se reunirem na cidade para celebrar o seu legado. O evento também se tornou o ponto focal do documentário “Por Quem os Sinos Dobram”, obra assinada pela produtora Uma Ova Filmes, capitaneada atualmente pelos amigos Érico Luz, Hugo Oliveira, Jonathan Fernandes e Thayane Alves.
O filme, que tem 20 minutos de duração, fala sobre a relação das pessoas que idolatram a figura de Raul Seixas e a influência que o músico baiano teve em suas vidas. Além de imagens registradas durante a passeata do ano passado, o curta conta com depoimentos de fãs. Já a estreia oficial da obra deverá ocorrer em festivais nacionais de cinema, pouco antes de ser disponibilizado ao grande público.
Segundo o diretor do filme, o mauaense Jonathan Fernandes, a ideia de produzir um documentário sobre a passeata não estava em seus planos quando ele foi convidado por sua amiga e organizadora do evento, Gabriela Mousse, para gravar imagens da celebração. “Eles já estavam com a ideia de fazer uma passeata, mas era uma coisa simples porque não sabiam a proporção que iria tomar. Ela (Gabriela Mousse) só queria alguém pra filmar”, contou.
Porém, após conversar com algumas pessoas sobre o trabalho, Fernandes passou a acreditar que uma produção maior sobre o evento poderia ser realizada. E foi em um desses papos, com o editor Luiz Franco, um colaborador da produtora com quem ele estava finalizando a edição de um clipe, que o diretor decidiu seguir adiante com um projeto mais ambicioso.
Ainda segundo Fernandes, toda a captação de imagens da passeata foi pensada para a produção do filme, uma vez que o objetivo era produzir uma obra fiel a visão de um fã em relação àquele momento. Desta forma, o diretor preferiu dispensar o uso de equipamentos profissionais para utilizar uma câmera mais simples, ganhando assim em agilidade no meio da multidão durante a captura das imagens.
Após a gravação do evento, ele e os outros membros da produtora ouviram depoimentos de vários fãs e até mesmo de um amigo de Raul Seixas sobre suas relações com o cantor. Já durante a pós-produção do filme, Fernandes decidiu optar por um tom que pudesse trazer nostalgia aos fãs. Ao todo, foram captadas mais de 20 horas de imagens, entre os eventos e as entrevistas.
“Até falei com o Luiz (Franco) na edição que eu queria uma linguagem que começa pra cima e vai crescendo, mas que depois essa linha narrativa vá caindo, mas não entristecendo e sim deixando um tom de saudade. Acho que é esse o tom que fica, um sentimento de quero mais, de saudade. É o que o fã tem do artista”, revelou.
Para o produtor executivo de “Por Quem os Sinos Dobram”, Érico Luz, a inscrição do curta em festivais nacionais ajudará a divulgar o evento anual como mais uma homenagem a Raul Seixas, além da tradicional passeata que já ocorre na capital paulista todo dia 21 de agosto, data da morte do músico. Em sua primeira edição, inclusive, a passeata mauaense atraiu pessoas de estados como Ceará e Amazonas.
“Fizemos esse documentário para divulgar no Brasil todo, por meio dos festivais de cinema, essa passeata que é feita aqui em Mauá. É uma forma de divulgar esse trabalho, porque quando se fala em passeata do Raul, todo mundo já pensa na de São Paulo”, explicou.
Além dos festivais nacionais onde o documentário já está inscrito, a Uma Ova Filmes também pretende divulgar a obra em festivais no exterior, a partir do próximo ano. No entanto, alguns detalhes técnicos ainda precisam ser acertados. “Estamos pensando em inscrevê-lo, no ano que vem, em festivais internacionais. Mas para isso precisamos fazer as legendas”, contou Luz.
Por fim, tanto Fernandes quanto Luz também avaliam que a participação em festivais pode ser um bom caminho também para alavancar a produtora, oferecendo visibilidade e novos contatos que possam atrair projetos interessantes para eles.
“Qualquer festival de cinema que você vá hoje, em qualquer parte do Brasil, sempre conta com artistas, cineastas, pessoas que estão apreciando sua obra. E por serem pessoas do meio, seria importante para nós da Uma Ova termos uma avaliação positiva deste pessoal”, afirmou Luz. “Às vezes, a internet tem mais divulgação, mais visualizações. Mas não são de pessoas do meio. Então, quem está ali (nos festivais) é o nosso público alvo. Então ali talvez seja o melhor caminho pra gente”, completou Fernandes.
Segunda edição da “Passeata Raulseixista”
Sucesso no ano passado, a “Passeata Raulseixista” de Mauá terá sua segunda edição neste sábado (2). O evento reúne fãs do músico baiano, morto há 30 anos, para celebrar a sua obra.
A concentração para a passeata terá início a partir das 13h, no Bar da Rota 66, localizado na Avenida Dom José Gaspar, 102. De lá, os fãs de Raulzito se dirigirão ao Parque da Juventude (atrás do Paço Municipal) onde a partir das 17h30 as bandas Seixas Jam Sessions, Banda Expresso Seixista, Rock Seixas, Cachorro Urubu, Ecologia, Rony Almeida, Cleber Boaro e Bagagem Deni Campos farão apresentações especiais para lembrar o músico.
Natural de Salvador, Raul Seixas nasceu em 28 de junho de 1945 e é considerado um dos precursores do rock no país. Ao longo de 26 anos de carreira, o “Maluco Beleza” lançou 17 álbuns e compôs clássicos da música brasileira como “Ouro de Tolo”, “Gita”, “Metamorfose Ambulante” e “Mosca na Sopa”. O músico faleceu no dia 21 de agosto de 1989, aos 44 anos em seu apartamento em São Paulo vítima de um ataque cardíaco, causado por uma pancreatite aguda.
Newsletter
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.
-
GCM de Mauá captura foragido da Justiça por furto durante patrulhamento preventivo
-
Idosos, pessoas com deficiência e autistas devem se cadastrar na Zona Azul de Mauá
-
Grande ABC tem saldo positivo na geração de empregos pelo 5º mês seguido
-
Economia brasileira gera mais de 148 mil empregos formais em maio, segundo Ministério do ...
Professor Fernando da Informática - Desafios da inteligência artificial no âmbito social e profissional
Daniel Alcarria - Nossa Mauá ontem e hoje
Editorial Revista SUCESSO - Editorial Revista SUCESSO - Edição 109
Dra. Paula Franco Freire Biason - Médica Veterinária - Ansiedade canina
Dra. Carolina Tavares de Sá - O advento da tecnologia e a utilização das ferramentas de inteligência artificial pelo Poder J...